• FEED

Guilherme Augusti Negri

Reconstruções – Evento fomenta Designers a transformarem antigos objetos em lindos produtos

03 nov 2010 - Por em Arte e Design

O Projeto Reconstruções do curso de design, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), reaproveita, transforma e reutiliza materiais que seriam descartados no lixo, dando-lhes novos usos, através do Ecodesign.

Imagine um liquidificador que virou som. Canos de PVC retorcidos que deram origem a uma luminária, ou ainda uma bolsa que se transformou em roupa. Tudo como uma alternativa para produtos que iriam para o lixo, reutilizados através do Ecodesign. Essas e outras invenções e reutilizações foram expostas e comercializadas em outubro, no Bazar promovido pelo projeto Reconstruções, uma iniciativa do centro acadêmico de design, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Foram mais de 50 produtos à venda, entre peças de moda, móveis e produtos, todos recriados através da reutilização de produtos descartados. O bazar é o resultado do que foi produzido durante o projeto Reconstruções, da UEPA, cujo objetivo é estender a vida útil de produtos e materiais através do Ecodesign.

Assista o video abaixo e entenda mais sobre o projeto ( Se você esta lendo o artigo via e-mail ou leitor RSS clique aqui para ver o video )

Durante um mês, alunos de design, arquitetura e moda participantes do projeto se reuniram para arrecadar todo tipo de produtos que as pessoas quisessem doar. A partir dos objetos doados os objetos foram “reconstruídos” e adquiriam novos usos. São mais de 50 produtos à venda, entre peças de moda, móveis e produtos, todos recriados com muita criatividade.

O preço dos produtos é convidativo: custam de R$10 até o máximo de R$100., e a variedade surpreende. São mesas de centro com os pés reaproveitados de um manequim, relógio de parede feito a partir de peças de bicicleta, luminárias feitas a partir de garrafas de vinho, vestidos originados de paletó e de camisas masculinas, carteiras femininas reconstruídas a partir de bolsa de feira, pufs revestidos com calça jeans, cintos de roda de bicicleta, cadeiras, acessórios e daí em diante.

“O projeto influenciou diretamente na nossa criatividade e nos motivou a não ver o óbvio, mas enxergar através do óbvio”, diz a aluna de design Alba Rocha, que transformou duas calças jeans em um vestido.

“A idéia do ecodesign é utilizar esse último elo da cadeia produtiva, o descarte, que é muito danoso ao meio ambiente, e reverter isso, iniciando um novo ciclo através da reutilização”, diz Maécio Monteiro, um dos oficineiros.

Próxima edição

Um nova edição do Reconstruções está prevista para acontecer em novembro, com um novo formato e novos objetivos, mais completo e mais aprofundado. O evento será composto de um ciclo de dez palestras, uma oficina de vários módulos e uma exposição final. Na próxima edição do Reconstruções poderão participar educadores, representantes de movimentos sociais, ONGs, estudantes e interessados nas questões de geração de alternativas sustentáveis ao problema do lixo.

“A intenção agora é não apenas mostrar ao público que é possível reutilizar produtos industriais, mas principalmente capacitar profissionais de diversas áreas nos princípios e ferramentas do Ecodesign. Apresentar aos participantes as oportunidades acadêmicas, sociais e de negócios que são possíveis quando pensamos em reutilização, e desta maneira, formar multiplicadores para transmitir essas idéias para outras pessoas”, diz Vanessa Simões, aluna de design e representante do centro acadêmico.

Texto: Vanessa Monteiro (vanessamont@gmail.com)
Contato: cadesignuepa@gmail.com
Mais: Projeto Reconstruções

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Pingback: Tweets that mention Reconstruções – Evento fomenta Designers a transformam antigos objetos em lindos produtos | Coletivo Verde - Produtos Ecológicos -- Topsy.com()

  • Vanessa

    texto: Vanessa Monteiro (vanessamont@gmail.com)

  • Atualizado Vanessa =)

  • Eduardomiguelpardo

    Exercitar nossa criatividade nata é apenas o primeiro de muitos passos na direção de se construir um mundo melhor! parabéns ao grupo pela exelente iniciativa! valeu Guilherme!!!!!!!

  • Ufa! Finalmente terminei de explorar o site! Fantástico o trabalho de garimpagem de negócios sustentáveis.

  • Que bacana Silvia, espero que tenha tido uma experiência bacana.
    Fico a disposição pra conversarmos, é só me mandar um e-mail no
    guilherme@coletivoverde.com.br
    Abraços

  • Claudia

    Muito boa a proposta! Sem perceber inutilizamos uma série de produtos e objetos que poderiam ser transformados em novos produtos e ter novos usos! A transformação de roupas é uma área muito promissora!

  • Pingback: Melhores Posts do Setor Imobiliário da semana – 30/10 a 05/11 | Notícias sobre o mercado imobiliário brasileiro()

  • Adorei a iniciativa da faculdade, muito melhor interagir e literalmente colocar a mão na massa para descobrir o talento e potencial pra explorar seu lado designer, já que escolher ser designer é contrariar tds as as coisas que nos são impostas da forma que são, vc tem as ferramentas para recriar a história e o conceito sobre tudo.

  • Ola Sra Bonato como esta? Concordo plenamente, na prática é que a
    criatividade tomam formas e transformam projetos em soluções.
    Obrigado pelo comentário, abraços =)

  • Willams Peres

    Olá tudo bem?
    Me x]chamo Willams Rosário Peres, faço faculdade de Administração e me interessei muito sobre os produtos feitos com o “novo couro”, são realmente excelentes, eu gostaria de saber mais sobre esse produtos, como por exemplo: onde conseguir matéria prima, porcesso de transformação até o termino do produto a modo de venda. Se possível me responder através de email: willams_peres@hotmail.com.
    Agradeço a atenção e mais uma vez, parabéns, tanto pelo site e suas ideias, quanto os produtos que nele são apresentados.

  • Ola Williams como esta?
    Sugiro acessar esta matéria que fala um pouco sobre o assunto:
    http://www.coletivoverde.com.br/bolsas-de-couro-ecologico/
    E também participar da comunidade Moda Verde (www.modaverde.com.br) aonde
    estão reunidos os profissionais da moda sustentável
    Abraços