• FEED

Clovis Akira

Existe Transporte Público de Qualidade?

04 nov 2011 - Por em Vida Verde


Sou usuário dos trens para ir ao trabalho, e tenho notado que os serviços melhoraram muito nos últimos anos. As composições estão em bom estado de conservação, pontuais e com a maior fiscalização contra os ambulantes, estão bem mais limpos. Mas em comparação a outros países, ainda está muito longe de atingir um serviço de transporte de qualidade.

Com a proximidade da Copa do Mundo de futebol, as autoridades têm dedicado atenção à ampliação dos aeroportos e as vias de acesso aos estádios, mas não tenho visto nenhum investimento na melhoria dos transportes coletivos de massa.

Em São Paulo, os jogos vão ser realizados em Itaquera, onde se concentra uma grande população, que é servida pelas linhas de trens e metrô. Nos dias de hoje essas linhas já se encontram sobrecarregadas, imagine durante a copa, como vai ficar.

Metro Sé em São Paulo às 19h

É necessário fazer uma grande reforma nas estações, tornando-as mais acessíveis, mas não uma reforma visando apenas atender os usuários durante a copa, mas sim pensando no futuro, a longo prazo, visualizando o aumento da população e a migração dos usuários de automóveis que com o passar dos anos irá se tornar complicado andar de carro pela cidade de São Paulo.

Na maioria dos países, percebe-se que quanto maior o poder aquisitivo das pessoas, maior o número de pessoas que utilizam os automóveis, causando grandes problemas ao trânsito das grandes cidades e no aumento da emissão de CO2.

Acredito que em São Paulo as autoridades responsáveis estão priorizando o transporte individual sobre o coletivo, pois nada se tem feito para a melhoria do sistema de transporte publico.

Transporte Público em Tokyo


Tokyo é uma das maiores cidades do mundo, portanto a emissão de CO2 também é muito grande, mas uma pesquisa do Instituto Nacional de Estudos Ambientais em Tsukuba, uma cidade satélite de Tokyo, revela que observando a emissão de CO2 per capita, o nível esta dentro dos padrões aceitáveis pelo Instituto.

Em comparação com outras grandes metrópoles, Tokyo é uma das cidades com melhor sistema de transporte público, e esse é um ponto importante na questão do manejo de energia e a quantidade de carbono na cidade.

Tokyo tem uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes e 80% da população utiliza o trem ou metrô como meio de transporte, de casa para o trabalho.

A maioria das pessoas não consegue ir de carro porque não há espaço para estacionar, optando assim pelo transporte ferroviário que é eficiente, os horários precisos e o preço da tarifa é razoável.

Empresários usam o trem

Masaki Ogata é diretor da JR EAST, a maior empresa ferroviária do mundo. A empresa transporta aproximadamente 16 milhões de pessoas por dia. O próprio diretor também vai de trem para seu escritório em Shinjuku, que é um importante centro de negócios da capital japonesa.

“Com certeza, pego o trem para ir ao trabalho, diz Ogata. Geralmente os executivos japoneses pegam o trem de manhã e a à tarde, em vez de ir para o trabalho de carro. Para fazer com que empresários deixem o carro e peguem o trem, você deve ter um sistema muito eficiente e conveniente para os passageiros. Então, mais passageiros irão deixar seus carros para utilizar o sistema ferroviário.”

Se as grandes cidades quiserem continuar a ser acessíveis e passíveis de habitação, devem investir muito na rede de transporte público, não só pela questão da poluição do ar, mas também pela emissão de CO2, bem como pelo congestionamento, causando inúmeros problemas para os urbanistas resolvererem.

Fotos: Site Metro / Aroldo

Sobre o Autor: Clovis Akira ( @clovisakira | G+ )

Clovis Akira

Contabilista, Consultor em sustentabilidade , Articulista do Jornal Sete e admirador da cultura japonesa.

Site: http://clovisakira.blogspot.com - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário

  • Transporte publico é ruim de qualquer jeito. Mas fazer o que? Com esse tanto de gente imigrando para os grandes centros urbanos, com a população mundial aumentando…
    O rasil é um lixo em tranporte publico, mesmo São Paulo que tem o melhor transporte publico do país, ele deixa a desejar!
    PAris, Londres etc. tem um bom transporte publico mas nunca ficará ideal.
    Quanto à Copa, já foi anunciado que em dias de jogos nas cidades sedes, será feriado, isto para não sobrecarregar o transporte!

  • Tudo que tem haver com o bom senso eu respeito e dou todo o meu apoio. Sou a favor do transporte da superfície aqui no Brasil por ser mais rápido e mais econômico. Vamos divulgar estas idéias maravilhosas.