• FEED

Trash Me – Projeto cria produtos com materiais reciclados como uma incrível luminária feita com caixas de ovos

14 maio 2011 - Por em Arte e Design

Victor Vetterlein é arquiteto, designer e empreendedor que veio de um um círculo familiar de engenheiros mecânicos, engenheiros náuticos e pintores realistas.

Aplicou um toque sustentável a todo seu conhecimento de engenharia e artes e criou o projeto “Trash Me”, que consiste em criar um produtos com matérias-primas retiradas do lixo, transformando o que seria algo descartado em algo útil novamente, porém, com um curto ciclo de vida, para que num futuro breve ele se transforme em um outro produto.

Com o projeto Victor desenvolveu luminárias com um material que encontramos facilmente em casa, caixas de ovos. O designer reaproveitou 4 caixas, as misturou com água e derramou o conteúdo sobre um molde de luminária de mesa e alisou com a mão até dar a forma necessária.

Depois de secar por alguns dias o material foi preso a uma rosca de alumínio, recebeu cabos elétricos, peças de fixação, a lâmpada e para dar estabilidade um saco cheio de alpiste na base.

O grande diferencial do conceito do Trash Me é que a luminária depois de utilizada por um tempo razoável, pode ser facilmente desmontada e as peças reutilizadas ou recicladas, fazendo com que nasça um novo produto a partir dos manteriais do antigo. No caso, a luminária de mesa foi reutilizada para produzir uma nova luminária de teto ou um pequeno lustre.

Victor, acredita que os conceitos fortes são a chave a resultados excepcionais. Para cada projeto de seu escritório, ele mostra-se se esforçar para adotar os parâmetros do problema do projeto, ouvindo, observando e pesquisando até revelar a idéia de melhor conceito e, posteriormente, o caminho ideal para atingir uma meta. 

Hoje, o designer possui um escritório em que leva como objetivo a crença de que os melhores projetos são um subproduto da colaboração mútua de um grupo de indivíduos que se unem e trabalham em direção a uma objetivo comum. 

Mais: Site Victor Vetterlein

Sobre o Autor: Laercio Bizzarri ( @bizzarrilaercio | G+ )

Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma.

Site: http://laerciobizzarri.com.br - Veja todos os artigos de

Faça seu Comentário