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Guilherme Augusti Negri

Voz a todos nós – Consumo Consciente e Respeito ao consumidor

Justo hoje que iria postar um artigo sobre empresas sustentáveis  e o respeito ao consumidor tive uma desagrádavel surpresa que sintetizou tudo oque havia pensado, só que infelizmente com os maus exemplos.

Comprei um computador no Submarino que chegou em casa com peças diferentes e de qualidade inferior ao meu pedido original  e o mais estranho é que não havia nenhum documento com os detalhes da configuração do computador, se eu não tivesse conhecimentos em informática para descobrir a configuração interna, nunca iria descobrir a troca e seria enganado.

Respirei fundo e liguei para resolver o problema, fui extremamente mal atendido e a empresa não resolveu meu problema.

Problemas com produtos sempre vão existir, mas porque é tão díficil desenrolar e resolver estes problemas?

Relacionamento Empresa-Consumidor

As empresas são as entidades  com quem mais nos relacionamos, são onipresente em nossas vidas e passamos boa parte de nosso tempo interagindo com elas, mas  infelizmente de modo passivo.

As empresas nos enxergam como consumidores inertes,  elas não esperam e nem iniciam o diálogo, é a política do relacionamento zero e do esforço  mínimo.  Elas só “abrem” a boca para berrar  as novidades de seus produtos e só ouvem o informe de seus resultados financeiros.

Não é o tipo de relacionamento que eu busco pra minha vida, é um paradigma que  precisa mudar e esta mudança só pode ser iniciada por nós.

Sei que muitas pessoas acham chato reclamar e exigir seus direitos como consumidores, é como se fosse algo ruim, mas é  exatamente ao contrário, é preciso exigir oque é prometido, cobrar oque é marketeado e boicotar quem age de má .

O consumo consciente é a chave, assim como Gandhi rejeitou os tecidos britânicos, podemos boicotar empresas egoístas que não se relacionam com o mundo a sua volta e força-las a colocar-nos em suas equações.

Dá para sentir no ar que tudo isto esta mudando, novas empresas e novas idéias irão tranformar o mundo para melhor.Eu quero e vou participar deste movimento.

Vamos juntos!

Ilustração: Ben Heine

Clique aqui para entender e conhecer o problema com o Submarino, ou se você já estiver no artigo leia abaixo:

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Submarino – Engana e desrespeita o consumidor?

Cuidado com oque você compra no Submarino, você pode estar sendo enganado.

No dia 6 abril fiz a compra deste computador no site Submarino.
Fiz uma boa pesquisa antes de compra-lo e o escolhi devido ao seu processador Phenom X4 9850 e seus 4gb de memória ram.

O computador chegou ontem a noite no dia 12 de abril dentro do prazo. Abri e conferi com a nota fiscal item por item, estava tudo ok, só estranhei pois não havia nenhum documento com as especificações detalhadas do computador.

No dia 13 de abril pensando estar tudo correto com o equipamento, instalei o windows (nativamente ele vem com o  sistema Linux) fiz o meu primeiro logon e por curiosidade fui conferir as configurações foi então que descobri que o processador instalado era um Phenom X4 9500, um processador que é de geração anterior do modelo.

Fiquei bastante frustado e liguei logo ao amanhecer ao SAC.

A atendente disse que realmente existia um problema e que era possível efetuar a troca, mas que não havia mais computadores daquele modelo disponíveis, restando então as opções de devolução do dinheiro ou troca por outro modelo. Disse que ia pensar com calma e retornaria a ligação a noite.

Estudei, procurei outro computador semelhante no Submarino e retornei agora a noite para pedir a troca e e fui atendido pessimamente pela atendente Daniela que estava sem educação e paciência, que me informou:

Que para efetuar a troca do computador o Submarino precisa recolher o equipamento e efetuar baixa no estoque processo que demora no mínimo 1 mês, só ai então eu receberia um vale-compras para “trocar” por um computador novo. Ou seja receberia um computador em 1 mês e uma semana se TUDO desse certo.

Respirei fundo e expliquei a situação novamente e que no mínimo queria ter rapidez na retirada e no envio.

Ela disse que não poderia fazer nada.

Então perguntei sobre a devolução do dinheiro e ela me informou que era o mesmo processo só que o estorno no cartão aconteceria apenas daqui a 2 faturas totalizando o processo em  4 meses.

Decidi então cancelar a compra, mas não consegui iniciar o “processo” da devolução pois como eu formatei a máquina, ela não esta com software “original” vou ter que esperar a ligação do departamento de  Trocas e esperar uma “decisão” deles.

Resumindo:

Se eu não tivesse conhecimentos em informática eu seria enganado.
Paguei oque não recebi.
Fui pessimamente atendido.
Não foi resolvido o meu problema.

É, no submarino você encontra de tudo, mas só leva oque dá para comprar on-line. Respeito? Esqueça!

Da mesma maneira que as empresas pensam que trocar os papéis das correspondência por papeis reciclados é agir com sustentabilidade, as pessoas se enganam em pensar que a sustentabilidade apenas possui o âmbito ecológico.

Sobre o Autor: Guilherme Augusti Negri ( @coletivoverde | G+ )

Guilherme Augusti Negri

Empreendedor com veia social e ambiental e músico por hobby. Fundador do Coletivo Verde.

Site: http://www.coletivoverde.com.br - Veja todos os artigos de

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  • Andréia

    Gui
    Há uns 3 anos, comprei um computador no Submarino que veio com a configuração errada, liguei lá, eles agendaram a data de retirada, vieram dois caras, retiraram o computador e eu achei que estava tudo certo.
    Acontece que não foi dado baixa nessa retirada no sistema do Submarino, que dizia que eu não tinha devolvido nada e que aquele comprovante que me deram não era válido.
    A MINHA SORTE foi que no escritório tinha câmera e filmou os caras. Resumo da história: polícia envolvida, descobriram que havia um “esquema” interno de furto de mercadorias. Me deu uma MEGA dor de cabeça, sem contar o PÂNICO de ter recebido dois ASSALTANTES no escritório. Cancelei a compra, não quis trocar por mais nada e até hoje tenho receio de comprar grandes mercadorias pela internet.

  • Ola Andréia, que absurdo…

    Agora vou ficar esperto na devolução.
    Eles ficaram de retirar o meu computador até dia 29/04 acredita? Vai demorar mais doque imaginei.

    Que stress né?

    Mas nao vamos esmorecer, vamos que vamos!!

  • Nossa, que situação horrível. É impressionante que possa acontecer uma coisa dessas. Falta muita seriedade e respeito ao consumidor por parte dessas grandes empresas. Além do que, tem toda essa burocracia, que faz com que qualquer processo demore muito, e ainda assim não é sempre eficaz! Com certeza revoltante.

  • Ola Aline, você tem razão, é realmente revoltante.
    Obrigado pelo apoio!

  • Guilherme, muito bacana o post, não poderia ser mais real.

    Essa situação também se aplica às empresas de prestação de serviços que possuem um canal de comunicação excelente para compras, mas péssimo para suporte e resolução de outros problemas.

    Tive uma situação com a operador TIM há alguns meses que estava me cobrando a mensalidade referente a um mês que fiquei com os serviços cortados por atraso de outra fatura.

    Felizmente resolvi a situação e gostaria de dar essa dica: PROCON Web.

    A cidade de Campinas foi a primeira do Brasil a ter esse serviço, mas acredito que em breve estará em outras regiões. Você pode fazer uma reclamação on-line que ser deferida, abre uma solicitação e a empresa da qual você reclamou tem 5 dias úteis para responder. Caso não responda, o PROCON inicia um processo administrativo.

    No meu caso, não chegou a isso. No quinta dia a TIM entrou em contato e voltou atrás na decisão de cobrar a fatura.

    URL: http://proconweb.ima.sp.gov.br/proconweb/

    Forte abraço e divulguem!

  • Ola Eduardo, ótima dica, não conhecia.
    Vou divulgar aqui no Blog, obrigado pelo apoio e ajuda!
    Abraços

  • Concordo em gênero número e grau… Enquanto houver omissão ou receio de se indispor por parte do consumidor, os grandes leões continuarão abusando, achando-se maiores e superiores. A relação consumidor x empresa é uma troca… Em toda troca ambas partes precisam cumprir seus deveres e obter seus direitos… Em muitas empresas só temos e dever de pagar e o direito de ficar calados. O código de defesa do consumidor não é conhecido por muitos, assim como diversas outras leis. Enquanro esse desconhecimento reinar, as empresas continuarão “levando vantagem”. Conscientizar o consumidor é o melhor caminho… e Na vida, conscientizar o cidadão, oferecendo e divulgando informações é a saída. A informação abre caminhos, mostra saídas… Abraço!

  • Muito bom Lu! Se cada um fizer a sua parte muita coisa vai mudar pra melhor.
    Obrigado pelo ótimo comentário

  • Fernando Bernardo

    Também sou vítima da enrolação do submarino. Descrevo aqui o golpe em que caí para que outros incautos não sejam prejudicados pela B2Winc (razão social de marcas como submarino e americanas). Comprei em SET/2011 um notebook DELL com processador i5 da 2ª geração. Quando recebi, verifiquei que me enviaram um notebook obsoleto com processador i3 de 5ª categoria. Desde então estou tentando que eles efetuem a troca já que o “erro” foi deles (o meu foi confiar numa empresa de fundo de quintal que promete e não cumpre – que vende gato por lebre). CUIDADO – O submarino (tem que postar em minústica – maiuúscula somente a maracutaia do atendimento deles) NÃO HONRA sua vendas – quem arriscvar e comprar qualquer coisa do submarino estará pagando (e caro) p’rá ver…